

saiba a importância do
AUTOEXAME de CÂNCER BUCAL

O que é?
O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios e estruturas bucais, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua.
É mais comum em homens acima dos 40 anos e na maioria dos casos é diagnosticado em estágios já avançados.
Quais são os sinais e sintomas?
Os principais sinais que devem ser observados são:
- Feridas na boca ou lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias. Podem apresentar sangramentos e aumento de volume;
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
- Nódulos (caroços) no pescoço;
- Rouquidão persistente.
Nos casos mais avançados pode-se observar:
- Dificuldade em mastigar, engolir e falar;
- Sensação de que há algo preso na garganta;
- Dificuldade para movimentar a língua.
Quais são as causas?
Os principais fatores de risco são: tabagismo; consumo de bebidas alcóolicas; exposição ao sol sem proteção (risco importante para o câncer de lábios); exposição a solventes orgânicos e agrotóxicos; infecção por HPV (Papiloma vírus humano); fatores genéticos podem estar envolvidos.
Como prevenir?
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Manter dieta saudável, rica em frutas verduras e legumes;
- Manter boa higiene bucal;
- Utilizar preservativo.
Detecção precoce e Autoexame
Esteja atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta e procure um profissional da saúde (dentista ou médico).
Pessoas com maior risco para desenvolver o câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado e fazer visitas periódicas ao dentista.
Como fazer o autoexame da boca:
Todas as regiões da boca devem ser examinadas com espelho em local iluminado. Devem ser analisadas mudanças na cor, aspecto, tamanho, presença de feridas ou nódulos.
1. Em frente ao espelho olhe atentamente o rosto e pele, veja se tem algo anormal, com os dedos puxe o lábio para cima e para baixo, para enxergar o interior da boca.
2. Afaste e examine as bochechas com o dedo indicador, passe-o por toda a gengiva, apalpe a língua tanto a parte de baixo como a parte de cima.
3. Incline a cabeça para trás e ainda olhando para o espelho, observar o céu da boca, diga ”AHH” e olhe ao fundo da garganta.
4. Coloque a língua para fora e olhe todas as suas superfícies, faça os movimentos de abaixar, levantar e mover para os lados para vê-la completamente.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico do câncer de cavidade oral normalmente pode ser feito com o exame clínico (visual), mas a confirmação depende da biópsia.
O tratamento geralmente envolve cirurgias, radioterapia ou quimioterapia.
Visite regularmente o seu cirurgião-dentista!
Fontes:
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do câncer. Tipos de câncer: Câncer de boca, 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-boca. Acesso em 25/08/2020.
BRASIL. Conselho regional de Odontologia de São Paulo. Câncer bucal: prevenção, identificação e diagnóstico. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-boca. Acesso em 25/08/2020.